O parto cesárea ou cesariana é um tipo de parto em que a criança nasce por meio de uma cirurgia, onde o corte é realizado na região acima da linha dos pelos pubianos. Esse corte mede aproximadamente 10cm, pois é o tamanho aproximado da cabeça do bebê que passará por essa abertura.
O Parto Césarea e a Anestesia
A anestesia comumente aplicada para o parto cesariana é a raquianestesia, administrada por meio de uma punção nas costas.
Uma vez realizada a anestesia, é passada uma sonda através da uretra para a bexiga que servirá de armazenamento da urina. Essa sonda é removida após 6 a 8 horas do término do parto e por isso a paciente não sente nenhuma dor durante a cirurgia o parto cesariana.
Indicação do Parto Cesariana
Idealmente, o parto cesariana acontece quando a paciente entra em trabalho de parto ou após a 39ª semana de gestação.
Muitas vezes, a cesariana não é somente uma opção da gestante, mas estritamente necessário, como nas seguintes situações:
- Situações em que a criança está em posição sentada (apresentação pélvica)
- Quando a paciente já tiver realizados duas cesáreas anteriores;
- Quando tiver feito cirurgia para retirada de mioma;
- Em caso de sofrimento fetal agudo, para a eliminação de mecônio antes de iniciar o trabalho de parto;
- Durante o trabalho de parto, quando a dilatação não aumenta mesmo havendo contrações efetivas, também deve se considerar a necessidade de parto cesárea;
- Pacientes com gestação de alto risco muitas vezes precisam ser submetidas a cesariana, mas não é uma regra.
Portanto, é importantíssima a avaliação médica individualizada da paciente para indicar a necessidade do parto cesariana.